Parada Gay: Historia e Objetivo


 
O movimento que hoje é conhecido pela sigla LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – e que já foi GLS – gays, lésbicas e simpatizantes – é composto por diversos eventos, promovendo e mostrando o trabalho de seus colaboradores e organizadores ativistas, sempre em busca dos direitos de sua comunidade, direitos estes negados ou desrespeitados por algumas parcelas da sociedade.  
 
Como surgiu
 
Uma batida policial no bar Stonewall em NY,um dos principais bares da década de 60 que servia de ponto de encontro entre gays e lésbicas, cujos freqüentadores cansados de abusos e repreensões de autoridades locais, rebelaram-se em 1989.A prisão e o espancamento de várias pessoas levaram 2.000 manifestantes às ruas da cidade no dia 28 de junho daquele ano. 
 
Desde então, o “28 de junho” se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerados crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

Hoje em dia, praticamente todos os países europeus e vários outros das Américas possuem suas paradas do orgulho gay. O Brasil é sede da maior festa do gênero desde 2007 – em São Paulo, o tema de 2010 foi “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!”. 

 
Outros temas abordados foram:
 
1997 – “Somos muitos, estamos em todas as profissões”
1998 – “Os direitos de gays, lésbicas e travestis são direitos humanos”
1999 – “Orgulho gay no Brasil, rumo ao ano 2000”
2000 – “Celebrando o Orgulho de Viver a Diversidade”
2001 – “Abraçando a Diversidade”
2002 – “Educando para a Diversidade”
2003 – “Construindo Políticas Homossexuais”
2004 – “Temos Família e Orgulho”
2005 – “Parceria civil, já. Direitos iguais! Nem mais nem menos”
2006 – “Homofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos”
2007 – “Por um mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia”
2008 – “Homofobia Mata! Por um Estado Laico de Fato”
2009 – “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”
2010 – “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!”
 
 
São Paulo tem a maior parada gay do mundo

A 1ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo aconteceu no dia 28 de Junho de 1997, sob o tema “Somos muitos, estamos em todas as profissões”, contando com 2 mil participantes. Hoje representa a maior manifestação do gênero no mundo, com um público com mais de 3,5 milhões de pessoas, um recorde que bate o da cidade de São Francisco, até então considerada capital gay do mundo com aproximadamente um milhão de participantes em suas paradas. 

 
Eu não posso deixar de destacar algumas coisas que ocorrem na parada gay  que não deveriam acontecer, mas acontecem..como travestis com os seios de fora, pessoas bêbadas caindo nas ruas, gente apanhando nas esquinas, pessoas sendo furtadas sem perceber..sem falar no lixo que o povo joga no chão.

Mas é claro que em toda aglomeração de pessoas é quase impossivel controlar certas atitudes ( o carnaval por exemplo )

Mas da proxima vez que você for a uma parada gay, faça sua parte.

As passeatas de protestos e pedidos de direito de igualdade com o tempo se transformaram numa celebração da harmonia entre tantos gostos diferentes.

É PARA SE DIVERTIR mas também É PARA PROTESTAR

Exija seus direitos. Lute pela democracia. direitos iguais para todos!
 

A parada gay NÃO É carnaval, a parada gay é -ou deveria ser- na verdade

protesto, luta, busca por visibilidade e DIREITOS HUMANOS.

É difícil falar de parada gay e não pensar em um movimento que lute por direitos que nós gays tanto buscamos, mas que sozinhos jamais serão possíveis de serem conquistados. Com a idéia de união, de sair às ruas e mostrar ao povo que gay também existe. Em vários países o tom político é levado extremamente a sério, mas no Brasil – apesar de reunir tanta gente,ainda deixa a desejar. 

 
 
 
 
Ser gay não é ter dor, é ser igual, é ser livre. 
 

 

Sobre STOP HOMOFOBIA

promovendo a LUTA contra homofobia e à favor dos direitos GLBT

Publicado em 23 de janeiro de 2011, em Duvidas e GayHelp. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário