>Introdução ao HIV e AIDS


>

 HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. 


Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Formas de Contágio

O HIV é transmitido de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. O HIV também pode ser transmitido de mãe para o filho durante a gestação ou amamentação.

O HIV E A VIDA COTIDIANA

Existem riscos de contaminação na vida cotidiana?

Não. O vírus não se transmite pelo ar, nem por via subcutânea, nem por saliva, nem por lágrimas, nem por suor ou urina.
Então não precisamos temer contatos como: dar a mão, beijo, lágrimas, talheres mal lavados, comer junto com um “soropositivo”, lençóis, telefones públicos, transportes comunitários, cinemas, quadras esportivas, escolas, local de trabalho, visitas a hospitais ou a médicos.
Os desinfetantes clorados utilizados nas instalações públicas são eficazes para destruir o vírus (piscinas, duchas, banheiros).

Quais são as práticas de risco?

Toda prática sexual sem a proteção de uma camisinha é de risco.

O que chamamos de parceiros de risco?

Essa distinção não existe mais. No começo da epidemia, pelo fato da aids atingir, principalmente, os homens homossexuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos, eles eram, à época, considerados grupos de risco. Atualmente, não existem parceiros de risco, mas pessoas com comportamento de risco. (contatos sexuais sem proteção, multiplicidade de parceiros, uso de droga por via endovenosa). Como não conhecemos sempre os comportamentos de nossos parceiros, é necessário adotar, em todos os casos, medidas de prevenção (uso de camisinha e não dividir seringas, por exemplo).

O beijo profundo pode ser contaminate?

Não. Não existe nenhum caso de contaminação conhecida por esta via. Em um beijo amoroso existe intercâmbio de saliva, mas a saliva não contém vírus suficiente para contaminar. 

Veja um video sobre o preconceito e reflita:




mais informações
:
http://www.aids.gov.br/
http://www.aids.org.br/
http://www.aids.org.br/assumidos/
http://www.todoscontraopreconceito.com.br

Sobre STOP HOMOFOBIA

promovendo a LUTA contra homofobia e à favor dos direitos GLBT

Publicado em 5 de abril de 2011, em Duvidas e GayHelp. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. >Olá anônimo,O art. está corrigido, foi um erro de atenção imperdoavel!O HIV é transmitido de diversas formas. E não a AIDSInclusive, há grupos de indivíduos com HIV que não contraíram AIDS, apesar de estarem infectados com o virus há mais de 20 anos.Obrigado pela observação

  2. >Deve haver uma luta nao só contra a discriminaçao, mas também contra a má informaçao. Como é possível que no mesmo artigo que diz que a Aids nao é o HIV diz também que há várias maneiras de transmitir-se a aids?????? :"A Aids é transmitida de diversas formas."A aids nao se transmite, o que se transmite é o virus que desenvolvido faz a pessoa contrair a síndrome.Enquanto houver gente que tente acabar com a discriminaçao transmitindo as mesmas erroneas idéias dos que discriminam, a discriminaçao nao terá fim. Corrijam-no, por favor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: