O que realmente é a Homofobia ?


 

A homofobia é o preconceito existente em pessoas contra os homossexuais ou a homossexualidade. A homofobia inclui também o ódio, a aversão, repulsa, nojo, enfim, qualquer sentimento contra a homossexualidade.
 

O termo homofobia surgiu de um neologismo(criação de uma nova palavra) do psicólogo americano George Weinberg, em 1971. Ele queria expandir o significado de fobia para representar também o ódio, aversão ou repulsa em geral e associou ao termo homo como referência aos homossexuais, sendo assim a palavra teria o significado de repulsa/aversão aos homossexuais. 
A homofobia é usada não como “medo de homossexuais”, como seria entendido ao pé da letra; Para entender melhor lembre-se que em grego “homo” significa “igual” e “fobia” significa “medo”, sendo assim fica mais amplo seu significado. A homofobia é como o racismo, por exemplo. Uma palavra para denominar o que uma pessoa preconceituosa sente.

Aqueles que abrigam em sua mente esta “fobia” ainda não definiram completamente sua identidade sexual, isso gera dúvidas, angústias e certa revolta, que são transferidas diretamente para os assumidamente homossexuais. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.

Em linguagem mais clara possível, homofobia na maioria das vezes é o MEDO de se descobrir homossexual, pois o mesmo não tem certeza sobre a sua sexualidade. Mas como já foi dito, isso ocorre no inconsciente do individuo.

Pesquisa
 
Um documentário exibido pela HBO exibiu dados de uma pesquisa que confirma o que muita gente já desconfiava: que homofóbicos podem na verdade ser Homossexuais enrustidos.

“Middle Sexes – Redefining He and She” mostrou uma simulação do processo de uma pesquisa realizada nos anos 90 por estudiosos da Universidade de Georgia com 64 universitários.

Sem saber, os estudantes foram divididos em dois grupos: um com tendências homofóbicas e outro formado por rapazes tranquilos com relação à sexualidade alheia.

Todos os universitários assistiram a filmes pornôs Gays utilizando um instrumento capaz de medir a excitação sexual. E adivinhe o resultado: uma proporção significativa dos homofóbicos demonstraram altos níveis de excitação. Já os não-homofóbicos não demonstraram animação ao ver vídeos Gays.

Após assistirem aos filmes, os homofóbicos, por unanimidade, disseram que a experiência não os fez sentir tesão algum.

Assista aqui ao vídeo dos testes de excitação feitos durante a pesquisa.

A homofobia, como o racismo e a xenofobia, existe em diversos graus, em todas as sociedades. Todos os dias, em todos os países, indivíduos são perseguidos, violentamente atacados ou mesmo mortos devido à sua condição sexual. Quer seja explícita, quer não, a violência homofóbica causa um enorme sofrimento, que é frequentemente dissimulado sob um véu de silêncio e vivido na solidão.

Sobre STOP HOMOFOBIA

promovendo a LUTA contra homofobia e à favor dos direitos GLBT

Publicado em 24 de janeiro de 2011, em Duvidas e GayHelp. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. A homofobia não tem absolutamente nada a ver com o preconceito, e digo o porque, a homofobia é uma doença que foi classificada na psiquiatria de ser que tem aversão, ao homossexual e que quer bater maltratar e eliminar o homossexual, então não tem nada a ver com rápidos conceitos. Então este artigo deve ser excluído por ter conteúdos enganosos. Este artigo também diz que qualquer sentimento contra a homossexualidade é homofobia, sério ? Isto é uma grande mentira, pois o nosso país nos permite ser contra qualquer prática, no artigo 5 da constituição está garantido o direito de liberdade de expressão de pensamento, ou poderia ser contra nada neste país, e somos opositores a muitas coisas. E a homofobia não é como o racismo, a menos que os autores deste artigo sejam geneticistas e tenham mostrado um estudo dizendo que a homossexualidade é determinação, e que não seja fraudulosa. E necessariamente tenha sido comprovada cientificamente. Porque até onde eu sei, a maior autoridade em genética no Brasil, não consegui até hoje provar nada. E agora o maior absurdo que li neste artigo foi o estudo que aí deixaram. Para descobrir se são homossexuais, devem ver um filme pornô gay ? Espera aí, então a homossexualidade é só promíscua ? então que não ficou sentindo desejo algum não é homossexual? Então vocês admitem que só gira em torno da promiscuidade. Então a relação dos homossexuais só gira em torno de fazer sexo pelo ânus ? Lá só tem fezes. Eu aqui não tenho a intenção de humilhar ninguém, ainda mais se o autor for homossexual, porque sei que eles tem o costume de se vitimizar por qualquer palavra dita, só falei a respeito do conteúdo que foi passado por este site. Abraço.

  2. >Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes… Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é http://www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço  http://www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com . P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões. Atenciosamente JORGE VIDAL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: