>Análise sobre o preconceito


>

Existem várias formas de preconceito, algumas que nem são realmente consideradas preconceito. Como o nome já diz, o preconceito é um “pré-conceito“, ou seja, um conceito previamente formado para julgar uma pessoa ou um grupo de pessoas; como aqueles velhos conceitos que dizem que todo português é burro ou que negro não é gente, entre outros absurdos.

Preconceito racial:
Esse todo o mundo conhece… brancos contra pardos,pardos contra negros, contra amarelos, contra vermelhos, contra… é um monte de cores contra um monte de cores.
E o pior que não tem quem nunca tenha dito, mesmo que só por “brincadeira”, alguma coisa contra a cor ou “raça” de uma outra pessoa.

Preconceito quanto à classe social:
É muito raro encontrar alguém que nunca tenha visto Caco Antibes (personagem de Miguel Falabella no programa Sai de Baixo, exibido pela Rede Globo de Televisão) dizendo algo parecido com “eu tenho horror a pobre” ou “…coisa de pobre”. Como também é raro encontrar quem não o diga…
Também não tem quem não diga “aqueles ricos que…”. Pode parecer apenas uma brincadeirinha de mau gosto (péssimo gosto) mas também é preconceito.

Preconceito quanto à condição sexual: Homossexuais não tem os mesmos direitos que heterossexuais (mas por que?) Nem é preciso dizer que, nem você nem ninguém tem coisa alguma a ver com a condição sexual de uma outra pessoa. Mas muitas pessoas são agredidas pelo fato de serem homossexuais.

Preconceito quanto à nacionalidade:
Nem todo português é burro como nem todo baiano é preguiçoso… Todo brasileiro fala mal de norte americano (ou pelo menos um monte de brasileiros), mas é bem verdade que no Brasil o que mais se faz é imitar americano, tanto na linguagem (chat, login, homepage…) como na cultura ou, como pode se dizer, na alimentação (exemplo o fast-food).

Preconceito contra deficientes:
Seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito… é só sair na rua que todos olham torto, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagioso, ou melhor, altamente contagioso.
E não é só de olhar torto que existe o preconceito, eles são rejeitados e, quando precisam, ninguém se dispõe a ajudar.
Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceita pela comunidade.

Preconceito entre religiões:
Hitler não acabou com os judeus… mas tentou, numa terrível demonstração de preconceito não só contra judeus, mas contra todas as pessoas que não fossem arianas. Mas não é preciso declarar guerra para ser preconceituoso nesse ponto… basta ficar reclamando da religião de alguém, ou do fato da pessoa não ter religião alguma(ateus), que já é preconceito.  

Em alguns países da Europa, o preconceito quanto a orientação sexual está diminuindo, no Brasil, o preconceito só aumenta.

No Brasil, casais homossexuais precisam recorrer à Justiça para conseguir os mesmos direitos válidos para uniões heterossexuais. Existem projetos de leis sobre a união estável e direitos civis de homossexuais que tramitam no Congresso brasileiro desde 1995. Enquanto isso a Argentina é o primeiro país latino-americano a oficializar união e a Holanda se tornou o primeiro país a legalizar a união entre homossexuais.

Gays são proibidos de doar sangue no Brasil

A Coordenação de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde do Brasil através da Portaria 1376/93 proíbe aos homossexuais a doação de sangue.
Desde 1993, quando foi oficializada pelo Ministério da Saúde a Portaria n.1376/93, nenhum banco de sangue público ou privado do Brasil pode aceitar doação de sangue de homossexuais.

Preconceito na lingua : “HomossexuaLISMO”

Aqui vai alguns esclarecimentos: o termo “homossexualismo” é incorreto, visto que o sufixo “ismo” é usado no português para correntes de pensamentos e ideologias, religioes e etc. A palavra correta seria “homossexualidade”.

Mas Cuidado. Nada é mais preconceituoso do que achar que tudo é preconceito.

Sobre STOP HOMOFOBIA

promovendo a LUTA contra homofobia e à favor dos direitos GLBT

Publicado em 15 de janeiro de 2011, em Duvidas e GayHelp. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: